terça-feira, 20 de maio de 2008

EU QUERO A PAZ!

Partido dos debates fizemos um novo cartaz:


“Eu Quero a Paz!”

“A Paz está em nossas Mãos!”

(Se comprometam)



As crianças perceberam que a paz está em nossas mãos. Que nós fazemos escolhas importantes de que caminho deveremos seguir, se teremos um bom relacionamento ou não com as pessoas que nos cercam.

Pintamos nossas mãos e carimbamos no cartaz, colocando nossos nomes. Depois, grupos de crianças foram nas salas e explicaram que a paz depende de nós e está em nossas mãos e todos que buscam a paz estão convidados a colocar sua mão no cartaz. Foi uma atividade muito prazerosa, que mudou sensivelmente o relacionamento na sala. Eles se cobram as más atitudes dizendo: - Você pintou as mãos no cartaz. A paz está em tuas mãos e esta brigando? O colega fica com vergonha e para.

ONDE ENCONTRAR A PAZ!

Estamos trabalhando na escola um projeto “Construindo a Paz comigo mesmo e com o meio ambiente”

Fizemos um cartaz:

“Onde encontrar a Paz.”

Em nós mesmos! Na Natureza! No olhar de uma criança!

Trabalhando a paz percebemos que a violência e a guerra quem faz somos nós mesmos . Por isso colocamos no cartaz este subtítulo. Temos que ser mais dóceis, ter mais paciência, manter equilíbrio em nossas ações, fazer escolhas, decidir se vamos brigar ou não, se vamos responder com agressividade ou não. Está em nossas mãos Construirmos a paz. Vimos também que quando estamos num lugar limpo e bonito, onde tenham plantas, flores e animais, nos sentimos felizes. Este sentimento é paz. Então se estivermos em paz com a natureza, ela não se volta contra nós. Por isso nosso 2° subtítulo: Na natureza! Temos que estar em harmonia com a natureza. E o 3° subtítulo é: No olhar de uma criança! Quem não se derrete ao ver uma criança? A criança é pura e dócil, temos que nos manter como crianças, que sempre estão prontas para fazer as pazes, que não se magoam nem se irritam facilmente.